fbpx Skip to main content

Fazer compras é um ato rotineiro para a maioria das pessoas. Em alguns casos, pode ser até uma diversão. Mas, quando o assunto é compras online, essa é uma novidade que desperta dúvidas para muita gente.

Estamos falando de milhões de brasileiros que começaram a comprar pela internet há pouco tempo. Sem dúvida, as restrições da pandemia contribuíram para esse comportamento.

Segundo a Ebit | Nielsen, só no ano de 2020 foram 13,2 milhões de novos consumidores entrando no comércio virtual. Além disso, outros 6,2 milhões entraram no primeiro semestre de 2021. Ao todo, já são cerca de 80 milhões de consumidores brasileiros no e-commerce.

Então, se você está começando agora, saiba como fazer compras online com segurança. Acompanhe!

Foto de pessoa fazendo compras online pelo celular, com o aparelho em destaque e apenas as mãos da pessoa à mostra.

Compras online viraram um hábito para os brasileiros

Fazer compras online não é um bicho de sete cabeças. Pode ser até mais comum do que você imagina.

Ainda de acordo com a Ebit | Nielsen, em 2020 foram feitos mais de 194 milhões de pedidos pela internet no Brasil. Ou seja, houve um aumento de 30% no número de pedidos em relação a 2019.

Além disso, o e-commerce no Brasil já movimenta mais de R$ 87 bilhões por ano.

Vamos concordar: é muito prático poder pesquisar preços, comparar lojas e receber produtos no conforto do lar, não é mesmo? Não à toa as compras online têm se tornado tão populares.

Como fazer compras pela internet?

Opções de lojas virtuais não faltam. Você pode comprar TV, notebook, geladeira, smartphone, sofá, roupas, calçados, tapetes de ioga, ferramentas, itens de supermercado e o que desejar. Afinal, existem mais de 1,59 milhão de sites só no Brasil.

Apesar desse número expressivo, fazer compras online é muito parecido em qualquer loja virtual.

Primeiramente, precisará fazer seu cadastro no site de e-commerce. Ele pedirá informações que você já tem o costume de fornecer em lojas físicas, como:

  • nome completo;
  • endereço de e-mail;
  • número de telefone;
  • data de nascimento;
  • CPF;
  • além de senha para cadastro no site.

Essas informações são pedidas para sua própria segurança, como forma de identificação.

Imagem de um formulário de cadastro na loja virtual da Mobly, com os campos para preencher de nome, sobrenome, e-mail, CPF, aniversário, sexo, senha e confirmar senha.

Com isso, pode colocar itens no seu carrinho de compras virtual. Depois de selecionar os produtos desejados, clique no botão “fechar compra” ou “concluir compra” e você irá para a página de pagamento.

Hoje existem diversas formas de pagar suas compras online. Algumas das maiores lojas virtuais oferecem até a facilidade de pagar no boleto parcelado, podendo parcelar sem precisar inserir os dados do cartão de crédito.

Em seguida, basta selecionar a opção de pagamento preferida e preencher os campos obrigatórios. Por fim, após a conclusão do pedido, os melhores sites de compras online ainda permitem que você acompanhe o envio até chegar ao endereço definido na compra.

Dicas de como fazer compras online com segurança

Comprar pela internet envolve o fornecimento de algumas informações sensíveis, como seu CPF, contato e números bancários. Portanto, é preciso ter cuidados com a segurança online para proteger seus dados.

Por exemplo, o Procon de São Paulo recomenda algumas dicas de segurança para compras online:

  • verifique se a loja oferece opções de contato;
  • pesquise sobre o valor do frete e a política de troca;
  • desconfie de preços muito abaixo da média, ainda mais fora de datas promocionais como Black Friday;
  • busque referências com conhecidos, nas redes sociais e em sites de reclamações;
  • tenha um antivírus e/ou firewall instalado e atualizado no dispositivo;
  • use apenas seus próprios dispositivos para compras online;
  • proteja senhas e outros dados sensíveis, mas sem salvá-los na internet;
  • evite usar redes públicas para comprar pela internet;
  • evite também links recebidos por e-mail, WhatsApp e outras mensagens de remetentes desconhecidos;
  • confira sempre se o endereço da loja virtual começa com “https://” e tem o símbolo de cadeado ao lado, pois indicam uma navegação segura.

Assim, você pode identificar quais são os sites de confiança para comprar online. De quebra, ainda se protege do roubo de dados em conexões pouco seguras.

Imagem da página inicial da loja virtual da Positivo, com destaques em vermelho para os itens de segurança, como cadeado na barra de navegação, endereço com https, opções de contato e informações de garantia e troca.

Onde comprar: sites de compras online

A partir dessas dicas, sugerimos então alguns sites de compras online. Neles você pode comprar uma variedade de produtos nos segmentos de casa e decoração, celulares, notebooks, eletrônicos, ferramentas, saúde, além de itens para crianças e pets. São as lojas parceiras da BoletoFlex.

Entre essas lojas virtuais, temos sites como Positivo, Mobly, Balaroti, Multilaser e outras grandes marcas.

— Os consumidores encontram muitos descontos, vantagens e produtos de qualidade em nossas lojas parceiras. Além disso, ainda teremos muitas novas parcerias, especialmente grandes lojas e grupos do setor de turismo, decoração e moda — declara Pedro Noll, diretor de marketing da BoletoFlex.

Muito mais que segurança para comprar online, nas lojas parceiras da BoletoFlex você encontra um ótimo diferencial. É a opção de pagar no boleto parcelado sem precisar informar um cartão de crédito.

Boleto parcelado permite parcelar compras sem cartão de crédito

Uma pesquisa da Nuvemshop revela um dado impressionante. Ela diz que 80% dos consumidores online no Brasil já deixaram de concluir uma compra por não poderem fazer o pagamento como gostariam. Mas a opção de pagar no boleto parcelado pretende mudar esse cenário.

— Tendo em vista que a maioria dos brasileiros adultos não possui cartão de crédito e os que possuem têm um limite médio de R$ 1.500, a BoletoFlex veio para dar flexibilidade e permitir liberdade nos parcelamentos — comenta Noll.

Então, quer ver as lojas onde você pode fazer compras online e parcelar com a BoletoFlex? Acesse a lista completa na página de marcas parceiras.

Como Analista de Marketing e Conteúdo, estou sempre desenvolvendo materiais que enriquecem o dia a dia de nossos clientes, mostrando como a BoletoFlex acelera a evolução dos pagamentos digitais e transforma vidas.